About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Laranjas da Serra do Caramulo- Um breve apontamento

A leitura da reportagem "Caramulo – Uma aposta séria nas potencialidades naturais da Serra", publicada na edição nº 761 deste jornal(Jornal de Tobdela) suscitou a realização deste apontamento. Segundo informação da notícia publicada, está em marcha um Plano de Acção de Desenvolvimento Rural que visa potenciar um conjunto de produtos endógenos…O projecto é promovido pela Associação de Desenvolvimento da Região de Tondela (ADERETON).
"Catarina Chaves começou por dizer ao nosso jornal que os produtos que fazem parte do programa desta acção de desenvolvimento, como o mel, o linho e a laranja de Besteiros resulta de um estudo efectuado no território de cerca de 13 freguesias do concelho de Tondela, ou seja aquelas que estão mais orientadas para Serra do Caramulo". Podem-se acrescentar mais algumas considerações importantes a este estudo. Todos nós conhecemos a inquestionável qualidade das laranjas de Besteiros. Contudo, a existência de laranjas de qualidade no concelho, não se restringe apenas à Terra de Besteiros…
Em plena Serra do Caramulo encontramos lugares com grandes potencialidades na produção destes citrinos. Quatro lugares pertencentes à freguesia de S. João do Monte (Almijofa, Quinta de Menderes, Mançores e Metadegas), apresentam a particularidade de produzirem deliciosas laranjas, ainda que localizados em plena Serra, onde não seria de esperara existência deste produto com grande qualidade.
As laranjas mais famosas são as da Quinta de Menderes e de Almijofa. Tal facto deve-se a condições naturais muito específicas, nomeadamente no que diz respeito aos aspectos climáticos.
O clima de toda área serrana é condicionado por factores gerais e factores locais. A situação geográfica em altitude e a circulação geral são determinantes em relação aos factores locais de disposição das vertentes, altitude, proximidade do mar, rumo dos ventos dominantes, etc. Embora estes factores se façam sentir e contribuam para a criação de características climáticas diferenciadas, é de salientar as situações particulares de abrigo em relação aos ventos marítimos em que se localiza o lugar de Almijofa cuja vertente se encontra, por um lado a altitude reduzida e protegida dos ventos marítimos por um obstáculo interposto, e por outro suficientemente exposta para sofrer um grau de insolação significativo. Estas características climáticas especiais, resultantes da própria topografia do terreno dão origem a um microclima, possibilitando a cultura de várias espécies agrícolas, nomeadamente as laranjeiras.
Árvores de folhagem persistente, pertencentes à família das Rutáceas, as laranjeiras, são originárias da China e foram introduzidas na Europa pelos árabes, o que não deixa de ser curioso pelo facto da palavra Almijofa ser de origem árabe…Amadeu Ferraz de Carvalho no seu livro, a Terra de Besteiros e o Actual Concelho de Tondela, a respeito de Almijofa, escreveu o seguinte: "Almijofa, também conhecida por Almejofa, segundo informação do Sr. Dr. J.P. Machado, poderá ter a sua origem em al-mejõf, ou melhor, em al mijõfa, feminino da primeira e nesse caso significaria ôca, vazia, deserta (sc. Aldeia). Nas adições aos vestígios da língua arábica de Fr. João de Sousa Moura dá-lhe por empréstimo dá-lhe por étimo almojanafa, a cousa côncova ou encovada", qualificativo referente à situação topográfica do lugar em sítio côvo, deprimido e fundo, o que realmente se verifica. (Cf. Dr. J. Da Silveira – Almojoafas, Ver. Lusitana, vol.38º, pag 270)".
A aldeia de Almijofa, apresenta no momento um quase deserto de habitantes. Com grande tristeza nossa, verifica-se que os terrenos de cultivo e muitas árvores de fruto encontram-se ao abandono por falta de mão obra. Em certos locais os eucaliptos já tomaram conta de muitas das terras cultiváveis, crescendo ao lado das laranjeiras. Para contrariar este cenário, o anunciado Plano de Acção de Desenvolvimento Rural do Caramulo, poderia incrementar nestes espaços uma acção preponderante, desenvolvendo planos que potenciassem este produto nesta zona serrana. Independentemente das linhas de actuação, esperamos que o resultado final seja o mais profícuo possível para ao desenvolvimento das freguesias que são alvo deste Plano de Acção.
Pedro L. P.
Plsp@sapo.pt
Publicado no "Jornal de Tondela" (data: ?)

No comments: