About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

A Feira de São João do Monte

A necessidade de troca de produtos pode explicar o aparecimento das feiras. A feira de S. João poderá estar relacionada com o próprio isolamento desta terra em tempos primórdios. À feira de São João do Monte eram atraídos um grande número de população que iam vender gado ou comprar tecidos para roupas, assim como sementes para os campos e uma outra alfaia que o ferreiro não conseguia fabricar.

Sardinhas
A sardinha vendida na feira em outros tempos, era trazida a pé por sardinheiras que vinham do lado da terra de Besteiros. Era transportada em cestas e gamelas acondicionada em muito sal. O trajecto para cá chegar não devia ser “pêra doce”, daí muitas vezes ter de parar-se para retomar forças, em determinados locais do trajecto. Eram os chamados pousos, como os da Mata da Galinha no alto do Caramulo. Muitas pessoas traziam ovos que os vendiam a feirantes e com esse dinheiro compravam a sardinha. Facto curioso era a sardinha apresentar um aspecto sempre fresco. Até que um dia foi desvendado o mistério. A dada altura, dois homens naturais de São João do Monte foram buscar vinho com dois burros à terra de Besteiros acondicionado em odres de pele de cabra. Ao passaram na ponte sobre o rio Criz, viram as sardinheiras a lavar a sardinha no rio, para esta apresentar um aspecto sempre fresco…

Criação
Esta feira foi criada por deliberação da Junta em 4 de Março de 1888 e realizava-se no terceiro Domingo de cada mês. De 1888 até 1927 esta feira, tinha características um pouco diferentes de quase todas as outras. Realizava-se da parte da tarde e numa altura em que todas as outras feiras estavam proibidas de funcionar ao Domingo, por imposição da igreja, esta realizava-se sem qualquer impedimento das autoridades, visto que para esse efeito tinha uma autorização especial.
O Sr. Elísio do Carmo, relatou um pormenor interessante: “Um dos primeiros feirantes foi um tal de Sr. José Vilharigues, que provavelmente seria originário da povoação de Vilharigues. Quem me contou foi o Sr Bernardo Henriques da Costa, que viveu entre 1884 e 1961”.

Dezanove
Em 1927, a data da sua realização foi mudada para os dias dezanove, devido a uma decisão da Junta de Freguesia tomada em 26 de Junho desse ano. Nessa altura, o recinto animava-se a partir das treze horas, altura em que as gentes começavam a afluir depois de fazerem algumas tarefas de manhã, muitas delas relacionadas com a lida do campo.

Acta da mudança da Feira em 26 de Junho de 1927
Aos vinte e seis dias do mez de Junho de mil novecentos e vinte e sete, n'esta freguesia de S. João do Monte e sala das sessões da comissão administrativa civil, estando reunidos os membros, Senhores João Martins de Almeida Presidente e os vogaes José Luiz da Paz e Manoel Fernandes Firme pelo presidente foi em nome da lei aberta a sessão. Pelo presidente foi proposto que se torna de grande utilidade para a freguesia a mudansa do dia do mercado que se efetua neste lugar de S. João do Monte, nos domingos treceiros de cada mez para o dia desenove também de cada mez. Depois de varias opiniões concordou toda a comissão que fosse o dia desenove de cada mez, e que se tirasse copia desta acta, e que fosse enviada a Exª comissão admenistrativa de Tondela a fim de ser aprovada a mudansa de dia do referido mercado de domingo treceiro para o dia desenove. Não havendo nada mais a tractar foi encerrada a sessão em nome da lei enserrando-se digo lavrandro-se esta acta que vai ser assinada por todos depois de lida por mim Antonio Emílio d'Almeida secretario que a escrevi e assino.
O presidente João Martins de Almeida
Vogal José Luiz da paz
Vogal Manoel Femandes Firme
secretario Antonio Emilio d'Almeida
Extraído de: Pereira. J.V.(1988), p.569

A data de dezanove não era inocente. A feira realizava-se nesta data para que os comerciantes de gado tivessem tempo para levarem os animais comprados a uma outra feira que se realizava para a zona de Coimbra no dia vinte e três de cada mês, chamava-se a “Feira dos vinte e três”. Os comerciantes compravam gado na feira de São João, com a condição de os vendedores levarem os animais à povoação de Almofala. Depois do gado todo reunido nesta aldeia, era levado para a Feira dos Vinte e três. Nesta famosa feira, apareciam os grandes comerciantes de gado que transportavam os animais comprados de comboio para Lisboa, Porto … O gado para fazer a viagem de Almofala até Coimbra tinha que estar preparado, as suas patas teriam que ter calo suficiente para aguentarem a caminhada.
A realização da feira de São João nesta data (dezanove), manteve-se até 1992. Neste ano, voltou a ser mudada novamente para o terceiro Domingo de cada mês, talvez porque começou a entrar um pouco em declínio, fruto de alterações das ocupações profissionais das populações.

Pedro Pereira
Plsp@sapo.
Publicado em "Jornal de Tondela" - nº 775- 23 de Fevereiro de 2006

4 comments:

Marguerite said...

Ficou entusiasmada ao ler a história da feira de S.J.do Monte. Minha tia costuma contar estórias de suas longas caminhadas da aldeia do Freimoninho até a tal feira, onde ela vendia ovos e galinhas e trazia tecidos e remédios para casa. Como tia Luz nasceu em 1930 e veio para o Brasil em 1976, acho que estamos falando dos anos 50 e 60. Por favor, continue a contar mais histórias sobre o Caramulo e suas velhas aldeias! Um abraço de terras brasileiras!

PedroPereira-psilvaluis@gmail.com said...

Obrigado pelo incentivo!! Gostaria de conhecer as histórias de sua tia, de certeza que serão bem interessantes!! Meu email é: geo.pedro@hotmail.com. A aldeia de Freimoninho muito bonita...
"Valeu!!"

Maria said...

Hoje fui a S. João do Montd onde a minha avó em 1935, foi professora primária.Envio fotos.

PedroPereira-psilvaluis@gmail.com said...

Olá Maria!
Obrigado pela sua mensagem! Não encontro as fotos que diz ter enviado. Sugiro que envie novamente para o seguinte email: plsp@sapo.pt.
Será interessante fazer um apontamento sobre a sua avó. Mande-me mais informações: nome, naturalidade, localização da escola onde lecionou, número de alunos…

Com os melhores cumprimentos.

Pedro Pereira