About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Sete dias semanais, sete banhos fluviais!

Nos próximos dias vamos apresentar sete recantos para banhos fluviais. Cada dia apresentaremos um lugar diferente! Fique atento!


1º DIA
A represa construída junto da localidade de Belazeima no rio Águeda para gestão da água no âmbito de um projeto hidroelétrico permite represar água suficiente para um bom banho. O espaço envolvente está limpo e aprazível com ótimas sombras e equipamentos de apoio (mesas, bancos...) para quem pretender fazer um piquenique. Bons banhos!

2º DIA
Penha da Firme é o nome dado pelas gentes da região a esta queda de água. Neste local, o rio apresenta um encaixe nítido, correndo num vale apertado (vale em V). Depois da queda da água, para jusante, existe um poço fluvial com alguma profundidade que permite um banho fluvial. É a maior cascata do rio Águeda. Vale a pena visitar!
O acesso a este lugar não é propriamente fácil.. Pode-se fazer a pé partir da localidade de Ramalhal, a qual fica situada a 4 quilómetros da vila de São João do Monte (sentido Caramulo- Águeda, seguindo a EN 230).

3º DIA
O Poço Lagar fica localizado junto à povoação de Mançores. A ribeira do Souto, que nesta zona é designada de rio de Mançores, descreve um meandro e surge um poço fluvial com uma profundidade bastante considerável, designado pelos locais de Poço Lagar. Para montante e em contínuo com este poço, o rio apresenta uma extensa levada. Um espaço fantástico para mergulhos e natação!

4º DIA
Para o 4º dia sugerimos o poço fluvial da Pena Branca. Apresentámos as caraterísticas deste lugar em postagem anterior: "Poço fluvial Pena Branca. Um lugar para visitar… e mergulhar !" 

5º DIA
Várias são as possibilidades para chegar ao Poço Mertangil, no entanto, sugiro que inicie o percurso na vila de São João do Monte. A partir desta localidade siga a estrada (atenção às placas) que lhe permite passar nas seguintes localidades: Abóboda, Daires, Souto.
Quando chegar à localidade de Souto, corte à direita na direção da povoação de Castêlo. Quando encontrar uma ponte numa curva da estrada, procure o melhor local para estacionar. O poço Mertangil é logo ali! Fica localizado para montante desta ponte! Para alcança-lo, basta percorrer um pequeno carreiro pedonal na margem direita da ribeira do Souto. Um lugar de fácil acesso para um refrescante banho fluvial!

6º DIA
A praia fluvial do Teixo, ou praia fluvial do Rio de Dornas ou, também, conhecida como praia fluvial do Porto Carro (…) é um açude de água.
“Na praia fluvial de Teixo, situado numa das povoações existentes na Serra do Caramulo, existe um pequeno lago natural. Esta praia encontra-se num vale rodeado por um afloramento rochoso e alguns terrenos agrícolas. A sua beleza natural é um atrativo para os apaixonados da natureza, pois a intervenção da mão humana neste local é quase inexistente”. https://www.igogo.pt/praia-fluvial-de-teixo/
Como chegar? Para chegar a este pequeno paraíso escondido na Serra do Caramulo deve dirigir-se até à localidade de Teixo. Nesta localidade, na estrada principal,  há um corte mesmo ao lado de uma casa feita em granito a poucos metros do Café/Restaurante Ribeiro e é aí que tem de virar; percorre a pé ou de automóvel 500 metros uma estrada asfaltada e de terra batida e encontrará a praia fluvial Porto Carro.

7º DIA 
Terminamos este périplo “Sete dias semanais, sete banhos fluviais” com um banho na praia fluvial Paraíso.
A Praia Fluvial Paraíso localizada no centro da Vila de São João do Monte é um dos ex-libris da região em matéria de banhos fluviais. Apesar de ter sido alvo de arranjos, não deixa de ser um espaço bem natural! O seu nome (Paraíso) faz jus à beleza do local. Recentemente obteve pela Agência Portuguesa do Ambiente uma honrosa distinção por elevada qualidade para banhos…

SUGESTÃO DE ITINERÁRIO
Tendo em conta os locais para banhos fluviais que foram apresentados durante sete dias, elaboramos uma sugestão para um itinerário.
Itinerário elaborado a partir de Google My Maps
Muitos mais recantos existem para banhos na Serra do Caramulo. Prevemos que a  apresentação  de outros lugares para mergulhos fluviais aconteça num próximo trabalho.
Bons Banhos!🙂

No comments: