About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Poço fluvial Pena Branca. Um lugar para visitar… e mergulhar !

O poço fluvial da Pena Branca está localizado na área da União de freguesias de São João do Monte e Mosteirinho no leito da ribeira do Souto, também designada de ribeira de Dornas ou ribeira do Teixo  (designações da carta militar nº187) e, ainda, rio de Mançores (designação também atribuída a esta linha de água pelas pessoas da zona).
Verificamos, de montante para jusante, que as águas da ribeira após percorrerem um meandro e uma pequena cascata precipitam-se num poço fluvial com uma profundidade considerável, designado de Pena  Branca. 
Aqui, para além de se poder observar a beleza paisagística, bem como, descobrir diversas espécies da fauna e flora, aqueles que o desejarem podem refrescar-se com um agradável banho fluvial e realizarem saltos e mergulhos para a água.
Chegar ao Poço da Pena Branca é um pouco difícil, mas não impossível!
Várias são as possibilidades, no entanto, sugerimos o início do percurso na vila de São João do Monte. A partir desta localidade siga a estrada (atenção às placas) que lhe permite passar nas seguintes localidades: Abóboda, Daires, Souto. Quando chegar à localidade de Souto, corte à direita o que lhe permite seguir na direção da povoação de Castêlo. Passados alguns metros deve cortar, novamente, à direita e seguir por uma estrada asfaltada, mas que apresenta pequenos troços por asfaltar, sem comprometer o trânsito automóvel, até atingir o lugarejo da Quinta Demenderes. Neste local realize a inversão de marcha, volte para trás cerca de 300 m até encontrar um corte à direita para um caminho florestal. Tem que deixar o automóvel neste sítio e ir a pé. Percorra o caminho florestal numa distância de cerca de 300 m até descrever uma curva acentuada à direita. Neste lugar, abandone o caminho florestal e siga para a esquerda por um pequeno carreiro e encontrará, logo de seguida, o Poço da Pena Branca. Com certeza que vai valer a pena o esforço!
As coordenadas geográficas, retiradas do Google Earth, deste poço fluvial são as seguintes:40°33'25.3"N 8°15'50.5"W. Boa visita e bons banhos!
Pedro Pereira

No comments: