About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Rota Pedestre da Mata dos Viveiros

A mata dos viveiros é um local verdejante todo o ano com diversas espécies arbóreas. O espaço constituído pela mata dos viveiros e área envolvente transmite uma imensa paz de espírito! O nome advém do facto de nesta área terem existido viveiros. Um pequeno “recinto”, ao ar livre, com diversas espécies de árvores jovens que se destinavam a serem transplantadas.
Se for sua intenção conhecer melhor este espaço, apresentamos, de seguida, uma sugestão de uma rota pedestre, neste caso para uma tarde de um final de dia de outono/inverno! Neste momento, trata-se de uma proposta, pelo que, a mesma, não apresenta sinalética.
Descobrir e identificar diversas espécies arbóreas e outras, ouvir o som da água a correr em pequenos regatos,  analisar a arquitetura peculiar da casa do guarda florestal e do posto de vigia, sentir os cheiros da floresta, observar para leste a paisagem sobre o planalto beirão até à Serra da Estrela e para oeste a vertente ocidental serrana até á faixa litoral, contemplar múltiplas cores do céu entre o azul do dia do dia e o escuro da noite com "pinceladas" do pôr-do-sol, são alguns dos pontos fortes desta rota.  Boa caminhada! 
📽
              Visualizar o percurso em modo ecrã inteiro!

“Em 1938, foi aprovado o Plano de Povoamento Florestal, que previa, em 30 anos, arborizar 420 000 há, melhorar 60 000 há de pastagens, construir reservas naturais e parque nacionais em cerca de 33 500 ha (…), estabelecer 125 viveiros, construir 940 casas de guardas e 140 postos de vigia, para além de instalar uma completa rede de infra-estruturas viárias e de telecomunicações”… http://www.isa.utl.pt/pndfci/A1_Perspectiva_Historica.pdf
Algumas pessoas da região, ainda que poucas, trabalharam na manutenção dos viveiros. Os trabalhos eram supervisionados pelo Mestre António Pereira de Santiago de Besteiros.
Falar da mata dos viveiros do Caramulo obriga a falar sobre o povoamento florestal da Serra do Caramulo. O Plano de Povoamento Florestal, regulado pela Lei n.º 1971, de 5 de junho de 1938, passou a constituir a lei fundamental sobre os baldios... A controvérsia sobre baldios aumentou de 1938 a 1944, aparecendo a florestação como uma imposição de caráter nacional, levada a cabo pelos serviços florestais. Os denominados Perímetros Florestais, associados às casas e guardas florestais, foram constituídos por terrenos baldios, autárquicos ou particulares e, ainda, estão submetidos ao Regime Florestal Parcial por força dos Decretos dos anos de 1901.
O período de 1940-44 foi a grande época, pois foram submetidos 17 novos perímetros florestais. Em 1941 foram submetidos os perímetros florestais da área serrana: Penoita, Caramulo, Arca e Préstimo. O Perímetro Florestal do Caramulo, já criado em 1933 (Decreto de 30 de janeiro de 1933), passa nesse ano, a ter uma área alargada... (DGSF- 75 anos de actividade na arborização de serras, Ministério da Economia, Lisboa, 1961). 
Na década de 60, os registos da Direção Geral dos Serviços Florestais referem que o perímetro do Caramulo tem 2 890 ha e estende-se pelos concelhos de Tondela, Oliveira de Frades e Vouzela. Nessa altura, foram plantadas várias espécies, que podemos encontrá-las, ainda hoje, na mata dos viveiros: bétula, pinheiro latrix, carvalho, castanheiro e o pinheiro bravo em associação com acácia melanoxylon. 
As últimas referências legais indicam que o perímetro do Caramulo encontra-se sob gestão direta do ICNF, I.P. e está identificado na Deliberação do ICNF, n.º 717/2017, de 29 de Julho de 2017, publicada no Diário da República n.º 144, 2.ª série, de 27 de julho de 2017.
  
Pequena Cascata na Mata dos Viveiros
Pedro Pereira

No comments: