About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Passeio da Biodiversidade

No dia 28 de dezembro, para finalizar as atividades de 2019, a Montis, Associação de Conservação da Natureza, sediada em Vouzela, organizou uma caminhada ao longo da rota dos Caleiros/Caramulinho, intitulada Passeio da Biodiversidade. A atividade contou, a nível local, com o apoio do CEISCaramulo (Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo). 
Os participantes realizaram a inscrição através de formulário específico para o efeito, email (montisacn@gmail.com) ou telefone ( 232 774 040). O percurso de dificuldade média/baixa, maioritariamente em estrada de terra batida e circular começou pelas 14:30 na base do Caramulinho (40°32'54.79"N 8°12'6.90"W). A meteorologia foi importante para o sucesso da atividade. Apesar de estarmos no inverno, o dia foi primaveril com sol e ausência de vento!
Vários temas foram abordados ao longo da rota, nomeadamente aspetos naturais e humanos da paisagem: lameiros e zonas agrícolas, estruturas geológicas, flora, fauna...
Na aldeia de Jueus visitou-se o Posto de Observação da Natureza, antiga escola primária. Aqui, no recinto exterior, os participantes exploraram os placares informativos e contemplaram serenamente a paisagem sobre o Planalto Beirão até à serra da Estrela. No interior, um dos elementos do CEISCaramulo, explicou, brevemente, a missão desta Associação e a forma como tem dinamizado este Posto de Observação da Natureza. Também, foram dadas explicações sobre caraterísticas da serra e, ainda, houve tempo para visualização de um vídeo promocional e explicativo da rota dos Caleiros e da serra do Caramulo. O seu conteúdo foi do agrado de todos! Apresentamos, de seguida, uma hiperligação para a visualização do teaser deste vídeo: https://www.facebook.com/CEISCaramulo/videos/723693057977494/.
Depois de um breve diálogo, a caminhada continuou até à aldeia de Pedrogão e seguiu-se o traçado da rota dos Caleiros/Caramulinho até à estrada de alcatrão que liga a vila do Caramulo ao Caramulinho. Neste lugar, dado o avançado da hora, houve necessidade de encurtar o percurso, tendo-se seguido o asfalto até ao ponto de partida.
O crepúsculo do fim do dia, acompanhado do pôr-do-sol no horizonte com um céu multicolor e as luzes cintilantes dos aglomerados populacionais da região da Bairrada deixaram os corações dos pedestrianistas repletos de satisfação. Neste momento, se a natureza foi generosa, a Montis não ficou atrás, tendo presenteado os participantes com uma saborosa merenda de várias iguarias e bebidas, incluindo café e chá quente. Fantástico!
É intenção da Montis e do CEISCaramulo realizarem, no futuro, outras ações em conjunto. Salientamos que o CEISCaramulo tem como missão a promoção da região da serra do Caramulo, não só no concelho de Tondela, onde tem a sede, mas também em todos os concelhos com território serrano. Neste momento, está a preparar um seminário sobre Educação Ambiental que se realizará em março, no qual para além da apresentação do "Guia da Flora Vascular da Serra do Caramulo", está previsto que sejam explicados projetos/ações de educação ambiental que têm sido desenvolvidos em território serrano. Neste ponto, contamos com a participação e o testemunho da Montis.
Pedro Pereira
CEISCaramulo

No comments: