About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Origem do nome

“Caramulo é uma designação muito antiga, proveniente dos vocábulos nostrágicos “cara” (= alto, elevado ou grande) e “mulo” (= elevação) ou “mula” (= penhasco). O nostrágico terá sido uma língua falada há cerca de 10000 anos, antes da separação entre o indo-europeu e as línguas urálicas, altaicas, kartvelianas, hamítico-semíticas e dravidianas (SIMÕES DA SILVA, pers. comm.). Assim, a palavra Caramulo significa “grande elevação” ou “penhasco elevado”, o que é inteiramente correcto e apropriado. A Serra do Caramulo, também conhecida por Serra de Alcoba –designação antiga, de onde provém o adjectivo alcobês (AMORIM GIRÃO, 1985: 812)…" (ALMEIDA, J. 2009. Flora e Vegetação das Serras Beira-Durienses. Coimbra). A designação de serra de Alcoba está em completo desuso! Curiosamente, existe um ditado, em toda região lafonense, que está associado a este nome (Alcoba), relacionado com um vento de SO que, por vezes, se faz sentir nestas paragens: Alcobês, venta um e chove três!
Também, aparece associado à toponímica- Macieira de Alcoba (concelho de Águeda). Atualmente (2019) integra a União de freguesias de Préstimo e de Macieira de Alcoba. Segundo a literatura consultada, Alcoba deriva do árabe, significando cúpula, zimbório. Os dicionários explicam que zimbório, em termos arquitetónicos, corresponde à parte externa e superior da cúpula de um edifício e, também, pode significar "espaço onde estão os astros=céu, firmamento". O terceiro volume do Guia de Portugal de 1972  refere que em posição sobranceira à povoação de Varzielas existe um cabeço designado pelo diminutivo Alcobela.                                                    www.serra-do-caramulo.blogspot.com

No comments: