About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

MONTIS. ATIVIDADES NA SERRA DO CARAMULO

A Montis (Associação de Conservação da Natureza), com sede em Vouzela, dinamizou no dia 14 de dezembro diversas atividades que envolveram cerca de duas dezenas de pessoas.
“A MONTIS é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Está sedeada em Vouzela, Viseu, foi criada no dia 23 de Março de 2014 e tem como objetivo central gerir territórios, com relevância para a conservação dos valores naturais. Os objetivos centrais desta associação, que conta atualmente com cerca de 350 sócios, portugueses e estrangeiros, são garantir o desenvolvimento dos processos naturais, promover a conservação de espécies autóctones, gerir de forma inteligente os fogos florestais e outros riscos naturais e aumentar o valor de mercado da biodiversidade”. http://montisacn.com/
Por volta das 10h00 os participantes encontraram-se no EcoMuseu de Carvalhal de Vermilhas (antiga escola primária) e de seguida procedeu-se ao passeio às propriedades da Associação, dando-se particular atenção à regeneração natural resultante do fogo de 2017. Tratou-se de um percurso de dificuldade média/baixa com cerca de 2 km. Dialogou-se sobre incêndios florestais, os trabalhos feitos na propriedade e evolução dos mesmos, especialmente na condução da regeneração natural.
Uma vez que os últimos dias foram de chuva e o terreno estava ligeiramente enlameado, a organização disponibilizou galochas e capas de chuva aos precipitantes que se apresentaram menos preparados para enfrentar as referidas condições meteorológicas e telúricas.
Depois do almoço volante no EcoMuseu de Carvalhal de Vermilhas, decorreu a Assembleia Geral da Montis. Nesta Assembleia foi eleito como novo presidente o sócio Pedro Oliveira, substituindo Henrique Pereira dos Santos.
Da parte da tarde no Auditório da Binaural/Nodar, em Vouzela, participantes das atividades da manhã e outros, tiveram possibilidade de assistir a dois episódios da série documental, “1001 Margaraças – Uma viagem pessoal pela floresta nativa”, da autoria de Pedro Lérias e com realização de Paulo Martinho. Neste trabalho estão presentes as viagens do autor à descoberta da floresta nativa de Portugal, ao mesmo tempo que partilha conhecimentos sobre gestão e conservação da natureza. “O Caminho da Margaraça”, primeiro episódio, deu a conhecer a Mata da Margaraça, um dos bosques mais antigos de Portugal. “Do Fogo Controlado aos Carvalhais”, segundo episódio, foi possível descobrir como a Montis está a reconverter um giestal num Carvalhal, na Serra da Arada.
Um grande bem-haja à organização e a todos os participantes!

No comments: