About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Flora e Fauna

FLORA
"A Serra do Caramulo é muito influenciada pelo clima litoral húmido e o interior continental mais seco, estando assim numa zona de transição. A este efeito junta-se ainda a de altitudes entre os cumes e os vales, o que confere à região uma grande riqueza florística.
A diversidade florística é expressa pela presença de diversas espécies de ecologia muito particular, endémicas, raras ou com estatuto de ameaça elevado. O pico de biodiversidade está associado às linhas de água, com destaque para a presença do loendro (Rhododendron ponticum subsp. baeticum), que pela sua importância levou à criação da reserva botânica de Cambarinho. No total existem mais de 10.000 exemplares de Loendro, distribuídos por várias linhas de água como a ribeira de Cambarinho, ribeira de Farves e Novais, rio Alcofra e Alfusqueiro. 
Surgem ainda associados às zonas ribeirinhas espécies endémicas ou raras, como Narcissus cyclamineus que se encontra nos anexos II e IV da diretiva habitats e uma grande diversidade de fetos.
A área florestal é dominada por povoamentos de Pinheiro bravo (Pinus Pinaster) e Eucaliptos (Eucalyptus globulus), mas há também importantes manchas de carvalhal autóctone dominadas pelo carvalho alvarinho (Quercus robur), a ocidente, devido à presença do clima atlântico e carvalho negral (Quercus pyrenaica), no lado oriental, mais continental. Verifica-se com alguma frequência a presença de avelaneiras, loureiros, cerejeiras bravas, medronheiros, sobreiros e castanheiros. O estrato arbustivo é composto maioritariamente pelo pilriteiro (Crataegus monogyna), gilbardeira (Ruscus aculeatus), giestas (Cytisus sp.) e nas zonas mais altas a carqueja (Genista tridentata) e urzes (Erica sp.)." Fonte:file:///D:/Utilizadores/Pedro%20Pereira/Downloads/PNVG_MEMO%20(3).pdf
      Plantas raras
“A lista de espécies da flora vascular da Serra do Caramulo representa 21,85 % da flora vascular de Portugal continental e 9, 73% da flora vascular da Península Ibérica. O estudo, iniciado em 2002 pelo Dr Pedro Ribeiro, na Serra do Caramulo, permitiu a elaboração de um catálogo florístico com a identificação de um total de 681 espécies de plantas vasculares, pertencentes a 383 géneros agrupados em 102 famílias. A Serra tem um número muito elevado de plantas com graus de raridade de raro e muito raro (no conjunto 312 taxa, 45,8%) e os únicos 5 endemismos lusitanos, que vivem na Serra do Caramulo, estão incluídos nestas categorias, bem como 27 dos endemismos ibéricos. Parece-nos que muitas das espécies estudadas se converteram em raras, como resultado das ameaças a que foram sujeitas, e algumas estarão mesmo em risco de extinção local, como é o caso de Taxus baccata. 
Atendendo a que a maioria dos endemismos ibéricos não tem qualquer tipo de proteção legal, o risco potencial a que esta flora está sujeita parece ser elevado Justificar se ia, portanto, numa futura reavaliação da rede de áreas protegidas, estudar a possibilidade de inclusão das áreas da Serra do Caramulo com maior interesse conservacionista ou então salvaguardar essas áreas através dos planos de ordenamento territorial ou pela criação de micro reservas uma das maiores ameaças, para diversos taxa de interesse conservacionista, reside no desconhecimento da sua existência, num determinado local .” (RIBEIRO, 20016)


Fonte (fotos e texto explicativo de cada espécie): Placard exposto no recinto do Posto de Observação da Natureza de Jueus. Trabalho realizado no âmbito da Oficina de Formação : A SERRA DO CARAMULO COMO RECURSO DIDÁTICO PROMOTOR DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE 2017/2018. Formandos: Cecília Borges, Luís Costa, Rita Mamede, Sandra Martins AETTRibeiro. Cecília Matos AE Mundão. Manuela Gomes AE Santa Comba Dão. Pedro Pereira AE Viseu Norte. Lurdes Caseiro, Maria João Ferreira, Maria Peixoto AE Viso. Formadores: Carlos Cravo, Luís Café AETTRibeiro. Margarida Morgado, Pedro Ribeiro ES Viriato. Paulo Almiro AE Viso.

FAUNA
A fauna existente em toda região serrana resulta de uma interação entre elementos naturais e humanos. Ao longo dos anos, algumas espécies desapareceram (lobos) e outras voltaram a surgir em grande número (javalis)… Regista-se uma elevada variedade de ecossistemas o que origina a existência de uma grande diversidade faunística… Para o estudo da fauna, podem criar-se os seguintes grupos: aves; répteis, mamíferos, peixes…
Aves: alvéolas; andorinhas, melros, pardais, cucos, mochos, perdizes, gaios…
Mamíferos: toupeiras, coelhos-bravos, raposas…
Répteis e anfíbios: sapos, rãs, sardões, salamandras-de-pintas-amarelas, cobras (rateira…)Peixes: trutas, bordalos, enguias, barbos, bogas …

No comments: