About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

ROTA DOS QUARTZITOS DA URGUEIRA

Um pequeno grupo de entusiastas da Serra do Caramulo foi à descoberta dos quartzitos da Urgueira que afloram numa crista proeminente em relação ao relevo envolvente, designada na literatura da especialidade como crista quartzítica da Urgueira. Trata-se do afloramento de quartzito mais importante da Serra. Na aldeia da Urgueira passa a “Rota das Terras do Granito”. Porque não realizar/explorar, também, uma rota relacionada com outra rocha predominante na região?

O quartzito é uma rocha metamórfica, geralmente de cor branca a cinza, composta quase inteiramente de quartzo. A origem das cristas quartzíticas de Portugal remonta ao período Ordovícico (há aproximadamente 480 milhões de anos), num tempo geológico durante o qual prevalecia um oceano de águas pouco profundas…

Realizámos uma rota exploratória circular, observando não só os quartzitos e outras rochas, mas, também, aspetos naturais e humanos: cruzeiro, posto de vigia, fauna e flora, linhas de água, marco geodésico, capela de São Domingos.. Um pouco antes do término passámos junto do alojamento turístico, localizado mesmo no meio da aldeia da Urgueira: O Ninho do Corvo. Um alojamento pitoresco com um interior rústico e muito acolhedor. Quem estiver alojado neste espaço pode iniciar e terminar esta rota neste alojamento. Para quem estiver interessado, deixamos, aqui, o contacto: 96 4354343 Salientamos uma curiosidade: uma extensão significativa desta rota realiza-se ao longo da linha divisória administrativa dos distritos de Viseu e Aveiro.


A caminhada decorreu de manhã e chegada a hora de almoço as hipóteses eram várias nas proximidades. Na aldeia de Macieira de Alcoba, o restaurante “A Escola”, na vila de São João do Monte, o restaurante “Ás Origem´s” e o Café “Ponte Nova”, na aldeia de Covelo, o restaurante “Ar Puro”. O André, nosso cicerone, convidou-nos, desta vez, para saborear os pratos do restaurante “Às Origem´s”, os quais nos surpreenderam pela positiva. Muito bom! Para uma próxima outras possibilidades serão consideradas...

Quando já pensávamos que tínhamos deixado para trás os quartzitos, fomos surpreendidos… Mesmo aos nossos pés, ou melhor, debaixo dos nossos pés, tínhamos os quartzitos nas pedras da calçada, junto à porta do restaurante, quiçá provenientes da crista quartzítica da Urgueira. Interessante!

No futuro, teremos todo o gosto em contribuir para que esta rota, ou uma similar, tendo por base a temática dos quartzitos, seja oficializada. Visit serra do Caramulo