About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Observação do cometa Neowise na Serra do Caramulo


Já imaginou passar parte da noite num lugar silencioso coberto por um céu estrelado e poder observar o cometa Neowise, o qual voltará a “visitar” a Terra daqui a uns 6800 anos. É um cenário fantástico e único que não deve perder!
Observação do Cometa Neowise. Caramulinho, 15 de julho de 2020. José Machado.
O Caramulo, mais precisamente junto do Caramulinho, ponto com maior altitude da serra, é um local privilegiado para a observação destes fenómenos! Mais uma potencialidade da “mais linda serra de Portugal” enquadrada no conceito de turismo astronómico. 
Bem perto do Caramulinho, o posto de observação da natureza do Jueus, concebido pelo Ceiscaramulo, tem servido de apoio a este tipo de atividades.
O Neowise é um cometa gelado, com cerca de cinco quilómetros que pode ser visto ao pôr do Sol ou de madrugada a olho nu. Ainda assim, é preciso saber localizá-lo (noroeste) e é mais fácil vê-lo com um pequeno telescópio ou binóculos. Se é amante da fotografia, pode obter registos amadores, utilizando a câmera do telemóvel ou mais profissionais, recorrendo a material fotográfico mais sofisticado.
Observação do Cometa Neowise. Caramulinho, 15 de julho de 2020. João Cardoso.
Os cometas formaram-se ao mesmo tempo dos planetas e dos asteróides, há cerca de 4600 milhões de anos. Um cometa possui uma estrutura física dividida em três partes: núcleo, cabeleira e cauda São corpos menores do Sistema Solar que, quando se aproximam do Sol, passam a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns casos, apresentam também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de algumas centenas de metros até dezenas de quilómetros. (Wikipédia)
O Professor José Machado, um entusiasta destes assuntos, refere que até 23 de julho,  a nordeste, a partir das 4h (hora de Portugal continental) até ao crepúsculo do nascer do Sol e entre as 22h e as 23h, a noroeste, são duas ocasiões em que o cometa Neowise pode ser visto.
Agora, já pode aventurar-se na “caça” do cometa! Os “céus do Caramulo” esperam por si! 
          
Pedro Pereira
psilvaluis@gmail.com
CEISCaramulo

No comments: