About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Cantar os Reis em São João do Monte

 
Dois cliques rápidos sobre o vídeo anterior para visualização em ecrã inteiro!

Manter a tradição viva!
Este ano, cumpriu-se mais uma vez a tradição em São João do Monte... Um grupo com cerca de uma dezena de jovens andou de porta em porta, pelas casas da vila e das localidades em redor a cantar os Reis, durante algumas noites... É sempre com enorme prazer que, a convite dos jovens organizadores, participo nesta tradição, embora nem sempre com a assiduidade desejada.
Uma dúvida de língua portuguesa assolou os diálogos dos riseiros: «Cantar dos Reis» ou «Cantar os Reis»? O sítio da internet “Ciberdúvidas da língua portuguesa” esclarece: “Se disser «Cantar dos Reis», está a usar um substantivo, cantar, que é determinado pelo complemento «dos Reis». Em «cantar os Reis», a palavra cantar é um verbo, e «os Reis» é o seu complemento direto. Uma e outra expressão estão corretas; têm é estruturas gramaticais diferentes”. O mais usual pelas gentes da nossa terra é dizer-se: «Cantar os Reis».  
Nesta tradição está presente a nossa identidade cultural, a qual devemos preservar, pois, esta e outras tradições perpetuam as nossas origens e a nossa memória coletiva! 

No comments: