About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Rio Águeda

Entendemos que a junção de duas pequenas linhas de água com caudal idêntico, próximo da localidade de Varzielas (concelho de Oliveira de Frades), pode ser considerado o lugar da nascente deste rio. Serpenteia a vertente ocidental até desaguar no rio Vouga, em Eirol, concelho de Aveiro.
No seu percurso, de cerca de 40 quilómetros, atravessa a vila de São João do Monte (concelho de Tondela), onde, a fazer jus ao seu nome, encontramos a Praia Fluvial Paraíso, a qual fica situada entre duas pontes: Ponte Nova e Ponte Velha (estilo românico). Segue para jusante até encontrar a cidade que lhe dá o nome: Águeda. Para além da praia fluvial  Paraíso, desacatamos outras deste curso de água, localizadas no concelho de Águeda, muito frequentadas nos meses de Verão: Talhada; Redonda; Bolfiar; Souto Rio.
Em Bolfiar o Rio Águeda recebe as águas do Alfusqueiro.
No leito do Rio Águeda a Penha da Firme é, provavelmente, a maior cascata de água da Serra do Caramulo. Vale a pena visitar! O acesso a este local, ainda que não seja propriamente fácil, faz-se a partir da localidade de Ramalhal, situada a 4 quilómetros da vila de São João do Monte (sentido Caramulo- Águeda, seguindo a EN 230).
O rio Águeda tem vários afluentes, dos quais salientamos os que nascem na Serra do Caramulo: ribeira do Souto (rio da Quinta); rio Agadão; rio Alfusqueiro.

No comments: