Fonte: Folha de Tondela. Nº2156 |
«...um monstro fabuloso adormecido». Amorim Girão; «a mais linda serra de Portugal». José Júlio César; «a mais pitoresca talvez...». Guia de Portugal; «... é região cheia de encantos». João Arede (Abade de Cucujães).
About Me
- PedroPereira-psilvaluis@gmail.com
- Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!
Rota dos Caleiros/Caramulinho
A rota dos caleiros/Caramulinho com percurso circular desenvolve-se em torno do ponto com maior altitude (1076 m) da Serra do Caramulo- O Caramulinho.
Imagem extraída de: http://www.cm-tondela.pt/media/k2/items/cache/e8e6b6587e95356d61d6563f975ff0bd_XL.jpg
|
A subida e a obrigatória descida do mesmo faz parte da rota. Não alcançar este ponto, percorrendo pequenas e ingremes escadarias "é como ir a Roma e não ver o Papa", tal como referiu o Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Guardão no dia 30 de outubro, no início de mais uma caminhada da Rota dos Caleiros, a qual juntou cerca de 70 participantes. A mesma, organizada pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal, iniciou-se no Posto de Observação da Natureza do Jueus com a visualização da exposição fotográfica intitulada Pequenos paraísos, da autoria de Fernando Alegre (fotógrafo amador) e de um pequeno vídeo sobre esta rota … A apresentação e breve explicação do vídeo e da exposição foi feita pelo Professor Luís Costa, presidente da direção do CeisCaramulo.
Quem pretender realizar esta rota, pode iniciá-la em vários pontos… Sugerimos os seguintes locais: junto à base do Caramulinho; aldeia de Jueus, junto à capela do Menino Jesus. Se optar por este último local, poderá desfrutar de um lanche, almoço ou jantar (consoante a hora de términos/início) na Casa do Lugar do Miradoyro (Restaurante e Alojamento), localizado em frente da capela.
Pode, ainda, com marcação prévia, visitar o Posto de Observação da Natureza do Jueus, um edifício que funcionou como escola primária e que depois de "abandonado" para essas funções foi reconvertido para local de contemplação/interpretação da Natureza , fruto de um projeto idealizado e dinamizado pelo CEISCaramulo (Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo) com o apoio da autarquia local. Sugerimos, também, aos pedestrianistas desta rota que não dispensem a exploração dos seguintes recursos:
- Vídeo da rota dos caleiros/Caramulinho:
https://www.facebook.com/CEISCaramulo/videos/723693057977494/?t=2 "Aventure-se pela “Rota dos Caleiros-Caramulinho” no topo da serra do Caramulo e viva uma experiência única e inesquecível!...Passe pela aldeia do Jueus e conheça o Posto de Observação da Natureza, dinamizado pelo CEISCaramulo…"
- Aplicação móvel (Rotas do Caramulo):
https://www.facebook.com/CEISCaramulo/videos/873625642839795/?t=1. Uma aplicação para androide, ajuda preciosa para a Rota dos Caleiros/Caramulinho, fruto de parceria do CEISCaramulo com o Instituto Politécnico de Viseu, disponível na Play Store.
A rota dos caleiros/Caramulinho espera por si!
Subscribe to:
Posts (Atom)