A Serra do Caramulo como recurso didático
promotor da educação para a sustentabilidade é a designação de uma oficina de
formação para pessoal docente que teve início em novembro de 2017 e terminará
no final fevereiro do corrente ano.
Esta formação resulta da parceria entre o
Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEISCaramulo), o
Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTRibeiro), o Centro de
Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão (CFAE-PB) e a Câmara
Municipal de Tondela (CMT). O enquadramento teórico e prático da ação foi
proposto pelo CEISCaramulo e pelo AETTRibeiro (no âmbito do projeto “Renascer
das Cinzas”).
O CEISCaramulo é uma associação sem fins
lucrativos que tem como missão promover o estudo e a investigação nos vários
domínios e interesses, designadamente ambiental, geográfico, biológico,
geológico, histórico, etnográfico e gastronómico da Serra do Caramulo. O
Projeto “Renascer das Cinzas” tem vindo a ser desenvolvido pelo agrupamento de
escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e foi distinguido com o Prémio Escolar
Montepio 2013. Conhecer o património natural, em particular a flora
característica e autóctone da serra do Caramulo; pesquisar sobre os efeitos
nefastos dos incêndios sobre a biodiversidade, águas e solos; refletir e agir
fundamentadamente sobre medidas de planeamento do território e de recuperação
do coberto vegetal e da floresta, são as linhas orientadoras deste projeto. No
“Germinador de Plantas Autóctones”, estufa construída para o efeito na Escola
Secundária de Tondela, são produzidas plantas, a partir das sementes recolhidas
pelos alunos e restantes elementos da comunidade educativa. Estas plantas
autóctones são utilizadas nas campanhas de reflorestação.
Constitui-se como objetivo central desta
formação de professores a implementação de estratégias de ensino/aprendizagem
promotoras do sucesso educativo, contextualizadas no território da Serra do
Caramulo, que contribuam para o estudo do meio envolvente e promoção do
desenvolvimento do território. Os conteúdos abordados serão apresentados sob a
forma de vários produtos/materiais (ex.: painéis exteriores, filmes, quiosque
multimédia, aplicação móvel, entre outros).
No passado dia vinte de janeiro, tal como
estava previsto, os cerca de sessenta formandos e formadores participaram numa
saída de Campo na Rota dos Caleiros/Caramulinho. Foi uma jornada exploratória
muito interessante, mesmo para aqueles que já conheciam a rota. Os
participantes são professores de várias disciplinas desde as Ciências Naturais
(Biologia e Geologia), à Geografia, Filosofia, Matemática, Educação Visual,
Economia, Educação Física, … Ficaram a conhecer a rota e o seu património que
pode agora ser utilizado para contextualizar os conteúdos das disciplinas que lecionam
nas suas escolas – são escolas do concelho de Tondela e dos concelhos vizinhos
(Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Mortágua e Viseu).
O “Posto de Observação da Natureza do Jueus”
foi ponto de paragem para o almoço.
Neste edifício, antiga escola primária do
Jueus, ficarão expostos os conteúdos trabalhados. Tal só será possível com
prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Tondela, a quem agradecemos na
pessoa do seu presidente, José António de Jesus, que aliás apoiou esta
iniciativa desde início, tendo disponibilizado o transporte para todos os
formandos e assumindo o compromisso de materializar os painéis e os vários
materiais produzidos. No dia 24 de março, todos estes materiais serão
apresentados publicamente num seminário aberto a toda a comunidade.
No final desta formação, esperamos que o
território da Serra do Caramulo, e em particular a “Rota dos Caleiros” (local
da visita/saída de campo) fiquem dotados de recursos que constituirão uma
mais-valia para as escolas e para o território. Os mesmos serão explorados em
contexto educativo e, simultaneamente, poderão ser aproveitados para que os
habitantes locais e os visitantes se possam apropriar de informação relevante
sobre o património do território (só poderemos valorizar e proteger o que conhecemos!...).
Importa referir que esta formação pode
constituir-se como uma experiência de articulação curricular interdisciplinar,
preparatória do trabalho que terá que ser desenvolvido nas escolas, no âmbito
do novo enquadramento da autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos
básicos e secundários, já implementada em algumas escolas piloto, no presente
ano letivo, e que será alargada a todas as escolas, no ano letivo de 2018-2019.
Para terminar, temos que agradecer aos
formandos e formadores desta formação que disponibilizaram muito do seu
tempo do dia de sábado para realizarem este trabalho, bem como ao CFAE-PB e ao AETTRiebeiro, aos
sócios do CEISCaramulo que colaboraram em toda a logística, à junta de
freguesia do Guardão que colaborou na limpeza dos espaços e em particular às
pessoas do Jueus que tão bem nos acolheram. Bem haja a todos.
CEISCaramulo
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