About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

O “meu” mar de nuvens

... o grande mar imóvel lembra uma planície gelada e
tem qualquer coisa de frio e desolador”
Jaime Cortesão
Quando refiro o “meu” mar de nuvens estou, com certeza, a ser pretensioso e irrealista. Acordar e contemplar, ao vivo, de um pequeno varandil um cenário igual ao da fotografia é, de facto, algo extraordinário! Uma tela com uma miscelânea de tonalidades: mar de nuvens e um céu crepuscular matinal muito especial. Magia da Natureza! Quem observa é invadido por inúmeras sensações e sentimentos permitindo uma longa narrativa... Existe algum sentimento de posse uma vez que, apenas, alguns dos mortais tiveram oportunidade de, naquele momento, observar aquele cenário e daí a expressão o “meu” mar de nuvens. Para me redimir deste capricho, um pouco egocêntrico, partilho a fotografia do momento e este texto.
Nos meses de outono e inverno a diminuição gradual da temperatura e movimentos ascendentes do ar dão lugar, a partir de certa altitude, que a atmosfera fique saturada, originando este Mar...

No comments: