About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

PARQUE NATURAL LOCAL VOUGA-CARAMULO

Fotografia extraída de: https://www.facebook.com/PNLVC/?fref=ts

“A política de conservação da natureza e da biodiversidade deve assentar num sólido conhecimento científico e técnico do património natural, sua distribuição geográfica, relevância e evolução. Daí que a opção estratégica seja, justamente, promover a investigação científica, o conhecimento e a monitorização de espécies, habitats e ecossistemas. Na verdade, não pode defender-se o que não se conhece. A proposta de Parque Natural assenta em motivos de natureza conservacionista, histórica, patrimonial, turística e paisagística, para além da sua especificidade de localização numa área de transição entre o litoral e o interior bem como a sua vocação enquanto espaço de recreio e lazer”. Extraído de: http://www.cm-vouzela.pt/. 






















Extraído de: http://www.cm-vouzela.pt/

“A diversidade biológica justifica a procura de mecanismos de gestão que permitam proteger esse património e valorizá-lo para usufruto de todos. A criação de uma área protegida é um dos instrumentos para essa gestão, permitindo concentrar a atenção da entidade gestora num território concreto, com objectivos bem definidos. Com a criação da área protegida, é necessário encontrar soluções que garantam que a criação de riqueza que lhe está associada beneficia as comunidades locais e a conservação do património natural. (...) As políticas de conservação da natureza são um serviço público que pretende garantir a valorização e preservação do património natural. No entanto, é útil que sejam entendidas também como motor de desenvolvimento local e regional, que se integrem no sistema económico e empresarial, numa lógica de benefício comum através do uso do património, como um capital natural que abre oportunidades de criação de riqueza”. Extraído de: http://www.cm-vouzela.pt/