About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Incêndios na Serra do Caramulo- verão 2013


Local onde faleceu Ana Rita Pereira ( 22/08/13).
À memória de: 
Ana Rita Pereira, 24 anos, corporação de Alcabideche.
Bernardo Figueiredo, 23 anos, corporação  do Estoril.
Cátia Pereira Dias, 21 anos, corporação de Carregal do Sal. 
Bernardo Cardoso, 18 anos, corporação de Carregal do Sal.





Os incêndios deste verão transformaram a Serra do Caramulo numa gigantesca fogueira, para desespero de muitas pessoas que sofreram a perda dos seus bens materiais e, pior do que isso, a perda de vidas humanas, o que é  dolorosamente trágico. Por enquanto, o negro domina a paisagem... Existem lugares que resistiram às chamas, constituindo oásis no meio de uma imensa área ardida...

Vamos postar diversos documentos ( fotografias, notícias...)  relacionados com os incêndios que ocorreram na Serra do Caramulo no verão de 2013. É nosso objetivo constituir um arquivo, de forma a alertar e a sensibilizar o público em geral para a preservação da floresta.
 Agradecemos, caso assim o entenda, que nos envie as suas fotografias e outros documentos que considere serem pertinentes no âmbito desta temática. O autor será devidamente identificado. Obrigado!
 Área ardida junto à vila do Caramulo. Elaborado a partir do Google earth.
 





Consequências
A área onde decorreu o incêndio (28/08/13…) apresenta declives elevados, assim, a destruição da vegetação vai alterar o regime hidrológico uma vez que, dada a natureza granítica dos solos, o escoamento superficial vai ocorrer em detrimento da infiltração, tão necessária para alimentar os lençóis freáticos bem como para regularizar o regime hídrico.

                                                                Fonte:IPMA
O escoamento superficial, por sua vez, aumentará o caudal de rios e ribeiras originando um grande transporte de materiais das zonas mais elevadas para as zonas de menor altitude – erosão hídrica, podendo provocar assoreamento no leito dos rios e aumentar o risco de inundação. A intensidade deste fenómeno é diretamente proporcional à quantidade de precipitação ocorrida… O dia vinte e quatro de dezembro de 2013 foi um “bom” exemplo.

4 comments:

Unknown said...

Bom dia Caro Pedro Pereira,

Antes de mais quero parabeniza-lo pelo seu blog e por contribuir para o conhecimento da Serra do Caramulo e das suas demais regiões.
Neste momento estou a desenvolver a minha dissertação de Mestrado, que tem como tema um estudo caso sobre os efeitos dos incêndios em 2013 na qualidade da água e gostaria de saber se é possível utilizar a sua foto da ponte das Dornas, referenciado claro, o autor.
Aguardo uma resposta sua, agradecendo desde já a sua contribuição.

Com os melhores cumprimentos,

Mira Ponte

PedroPereira-psilvaluis@gmail.com said...
This comment has been removed by the author.
PedroPereira-psilvaluis@gmail.com said...

Bom dia Cara Mira Ponte,
Obrigado pelo seu elogio!
Sim. Pode utilizar a foto. Desde que se referencie a fonte/autor no trabalho ,entendo que se pode dispensar este pedido. De qualquer forma, louvo a sua atitude.
Disponha sempre que precisar.

Boa sorte e bom trabalho!
Pedro Pereira
https://www.facebook.com/profile.php?id=100004242517854

Unknown said...

Caro Pedro Pereira,
Muito obrigada pela sua resposta positiva ao meu pedido.
Continuação de bom trabalho!

Atenciosamente,

Mira Ponte