About Me

Este blog, amador, foi criado com o intuito de divulgar atividades e acontecimentos relevantes da Serra do Caramulo, bem como o seu património! Fornece, também, informações importantes para quem pretende visitar e conhecer a região! "Viaje" pela Serra (des)conhecida, explorando os seus conteúdos!

Geologia e Geomorfologia da Serra do Caramulo. "Breve história"

  A Geologia é uma das ciências da Terra que estuda os materiais que existem no globo, o respetivo mecanismo de formação e as alterações que esses materiais têm sofrido ao longo dos tempos. Em termos geológicos, a Serra do Caramulo é constituída, essencialmente, por xistos, granitos e quartzitos. 
  Os xistos formaram-se, aproximadamente há 500 milhõesde anos..."Na parte meridional da Serra do Caramulo, mais afastada do granito, predominam os xistos argilosos, macios, cinzentos, e os xistos cloríticos, esverdeados e com poucas micas. Na zona N e NE, acentuam-se de forma progressiva as manifestações de metamorfismo, com o aparecimento de mica preta e mesmo de andaluzite, em certos pontos".https://blacksmoker.wordpress.com
  Os granitos têm aproximadamente 300 milhões de anos, tendo sido formados a seis quilómetros de profundidade. O material geológico que estava por cima do granito foi sendo erodido e desgastado. O desaparecimento desse material que estava sobre o maciço granítico, permitiu a abertura de fissuras que foram sendo moldadas ao longo dos tempos, originando formas típicas das paisagens graníticas que podemos observar por toda a serra, particularmente, com grande espetacularidade, em redor do ponto com maior altitude- o Caramulinho.
  Os quartzitos são rochas muito duras, formadas, como o nome indica, unicamente (ou quase unicamente) por quartzo. Os quartzitos mais cristalinos são normalmente metamórficos que resultam da recristalização de arenitos. Outros devem ser considerados rochas sedimentares, onde se pode verificar um pouco de cimento quartzoso envolvendo os grãos de quartzo. A distinção entre quartzitos metamórficos e sedimentares não é fácil, sendo necessário recorrer a um exame microscópio (ASSUNÇÃO, C. 1973).
"(…) A oeste da Senhora do Despacho surge novo degrau bem nítido, de direção NNE-SSW, e a seguir uma rechã a 500 m, sobre que assenta Macieira de Alcoba. Esta rechã que está talhada  no granito, embate, do lado norte, de encontro à crista quartzítica da Urgueira (…) A sul do paralelo de Destriz, a fase de aplanamento responsável pelo nível de São João do Monte atingiu sobretudo os xistos e grauvaques e complexo xisto-migmatítico; os granitos foram pouco afetados e a crista quartzítica da Urgueira resistiu a esta fase erosiva". (FERREIRA, B. 1978. p.211; p.214)
“Carta Geológica – Resumidamente, em termos litológicos, a Serra do Caramulo é constituída maioritariamente por xistos, granitos e depósitos sedimentares. Os xistos pertencem à formação do Grupo das Beiras, incluídas no Supergrupo Dúrico-Beirão ou “Complexo Xisto-Grauváquico” (CXG) que se encontra estruturada com uma orientação predominante WNW-ESE. Atualmente, a generalidade dos autores, de forma consensual, divide o CXG em Grupo do Douro e Grupo das Beiras”. Imagem e legenda extraídas de: https://blacksmoker.wordpress.com/2017/12/12/serra-do-caramulo 


A Geomorfologia é um ramo muito importante da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre. Em termos geomorfológicos, numa análise de oeste para este, verificamos uma grande assimetria. Globalmente, a vertente ocidental desce progressivamente até atingir a plataforma litoral. A vertente oriental é muito ingreme, constituindo uma imponente escarpa com um desnível de 800 metros, fruto de uma falha tectónica com direção NNE- SSW, localizada na base desta vertente. O cabeço da neve é um dos melhores locais para observar a vertente escarpada.

Postagens deste blog relacionadas com o tema:

No comments: